sexta-feira, fevereiro 08, 2008

acreditar...ainda

Criei este Blog para aqui deixar poemas e fotos, foi passando o tempo e aumentando o desencanto com a situação em que vivemos, hoje em 2008 deixo textos de angustia, pois voltamos a estar no limiar da pobreza moral e cultural, que existia em finais de 1972. Estamos num País mergulhado num complexo jogo de malabarismos e manobras políticas, económicas e sociais, futebol dependente, onde a divulgação de eventos de raiz cultural, se tem vindo a perder, sendo substituídos por tradições que nada têm de nosso e por notícias de misérias e escândalos, onde qualquer importante acontecimento cultural tem menos tempo nos canais das TV’s que a miséria moral, intelectual ou indigência. Estamos num País, onde qualquer mentiroso, vigarista ou burlão é o Herói e a pessoa honesta, séria e decente é o Parvo. Chegámos ao mais alto patamar da inversão de valores morais. Está a ficar este País espoliado da cultura mínima que um Povo necessita para a sua sobrevivência histórica. O pior de tudo isto é que em finais de 1972 vislumbrava-se o desalento e a revolta, perspectivando mudança e, agora não se vislumbra mais, que o desencanto e alheamento deste Povo, endividado, que se arrasta entre mentira e mentira, se sente impotente para mudar seja o que for e já não acredita em nada.

Foto e texto de Silvestre Raposo

19 comentários:

Gabriela Rocha Martins disse...

lancei.te um repto no post anterior ,mas ,como continuo cheia de gás [ natural ] e com muita "gana" a toda esta cambada de energúmenos ,acho que após a redacção do "Manifesto" ,é imperioso regressarmos ao tempo das reuniões clandestinas .pergunta aos teus velhos amigos e camaradas se eles não nos querem dar umas aulinhas ,de borla ,de sublevação popular?

sou tão mazinha ,tão mazinha ,que deito veneno por todos os poros do meu corpo

e ando a ver se releio ,não sei muito bem o quê, porque ,como todas as ideologias ... falharam! ,este País rebenta por todas as costuras

por isso ,VIVA EU!!!!!!!!!!!!!!

[ é desta que vou dentro ]ehehehehehe

.
um beijo ,Amigão.

Teresa Durães disse...

pois, recortes de um país moribundo (lá estou eu a fazer publicidades!)

eu tenho tanto a voar pela minha mente que nem lamento a (nossa) pobreza. dos desencantos nem falo

isabel mendes ferreira disse...

triste triste pa�s assim desgovernado. aberto � gan�ncia e � incompet�ncia....:(


______________.

obrigada.

pela viagem ao Piano.


excelente foto. fracturada.
_______________.

(e n�o vi a exposi�o ...).

beijo.

Madalena disse...

OLá Silvestre: Tudo verdadeitro o que dizes.
MAs "ficar parado? Antes o poço da morte qwue tal sorte".

O que aconteceu em 74 não nasceu do nada nem da revolta de meia dúzia de militares obrigados a fazer missão atrás de missão. O povo aderiu. Estava maduro para isso. Era a hora.

Agora é a hora de outras coisas. Clandestinas como diz a Gabriela?
Não. O raio que os parta se volto a qualquer espécie de clandestinidade. A história não pode andar para trás.

Se me prenderem agora não há-de ser em casa, pela madrugada. Há-de ser na praça pública e com o som em estéreo.

Toca a mexer rapaz!

Abraço.

A. João Soares disse...

Silvestre Raposo, Este é o primeiro contacto com este blog. Gosto. Concordo com a ideia de avançar, que fica nos comentários anteriores
Não são precisos outros homens, bastam os portugueses, com os defeitos que lhes vemos. As ideologias acabam por ser uma mistificação pois acabam por ser todas iguais na concretização no terreno.
Precisamos de bons gestores com boas equipas, de homens bem controlados para não serem desonestos e corruptos. Todos eles devem ser controlados ao pormenor por um triunvirato que lhes dê uns puxões de orelhas sempre que tomarem atitudes menos sérias. Entretanto os partidos são suspensos até que o triunvirato decida que vai sendo altura de lhes passar algum poder de influência e de discussão.
No futebol faze~-se de modo diferente: contrata-se um treinador estrangeiro com provas dadas. Talvez na administração do Estado se possa adiar esse método para depois de experimentar a «prata da casa».

Um abraço

No blog Do Miradouro há novos artigos

Memória transparente disse...

"...Estamos num País, onde qualquer mentiroso, vigarista ou burlão é o Herói..."

Citando Pessoa:
“Nem rei nem lei, nem paz nem guerra, / Define com perfil e ser / Este fulgor baço da terra / Que é Portugal a entristecer –“.

Boa semana.

Silvestre Raposo disse...

Agradeço a todos a gentileza dos vossos comentários. Obrigado

Teresa Durães disse...

deixo o tal beijo

Carla disse...

_♥♥_♥♥
_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@__\\___♥
_♥____\\__/♥\\__/___♥
___♥_____W_____♥
_____♥♥_____♥♥
_______♥♥♥♥♥
Uma Páscoa Muito Feliz
Beijos

Eu disse...

Como sou pessoa cumpridora e aceito correcções, se é aqui que devo enviar comentário aqui estou!Porque não mata a curiosidade a alguém que não sendo cusco gosta muito de saber sobre gente diferente!!! Eu sou-o e através do conhecimento de outros vou encontrando respostas para o meu"eu"!!

Eu disse...

Os blogs para mim são uma forma de matar a solidão! Se existe o "não"?
Que interessa? Eu existo!
Tal como o Silvestre já escrevi poemas de amor,há muito tempo! Aqui fica um que ainda retenho na memória, nada me liga a quem o escrevi, somente existem as palavras, que deixaram de ter significado!
Amar-te é ter-te e não ter-te.
É um sabor amargo doce.
É poema sem palavras.
É ter mãos nas mãos sem as ter.
É gostar de ti sem gostar.
É loucura!
É liberdade sem asas.
É estar à tua espera.
É um estar sem estar mas estando.
Cansei de ti e parti rumo à solidão!

Silvestre Raposo disse...

Amiga(o)Não
Sabe o meu Email pois está na Página, através dele poderei dar-lhe respostas para o seu "eu" ahahaha

Eu disse...

Sobre o texto apetece-me dizer que mais uma vez se nota a sua inconformidade,desilusão,descontentamento...revolta...!O meu estado de alma, muitas vezes, também é esse,mas brinco com a vida,a minha consciência social não se altera pelo facto de eu tentar passar por cá com esta postura!Acho que tem tantas capacidades intelectuais, tanta sensibilidade, posta naquilo que faz...as fotos...demonstram-no!Sei que as palavras são uma forma de contestação,use-as, mas não deixe que elas ofusquem a pessoa que há em si.Deixe o seu cheiro em tudo que o rodeia, mas gostaria de sentir o aroma da esperança...a brisa da satisfação,o perfume da loucura de amar tudo e todos...Espero!!!

Eu disse...

O meu "eu" é só meu,eu é que irei encontrando as respostas,poderá dar pistas,assim ajudar-me-á,mas gosto de jogos e não iria certamente acabar com algo que iniciei,cabe-lhe a criatividade e a sabedoria de avançar no jogo!

Silvestre Raposo disse...

Amiga(o) Não
Quando referi que o comentário deveria ser neste Blog e não no outro, era por ter feito referencia a poemas de amor que coloquei neste e não no outro.Logo...2+2 ...conhecia este Blog, como conhece a Página e as fotos do Flickr.
Quanto ao texto demonstrar revolta e descontentamento é tão obvio que qualquer vê.Parece até que aquele descontentamento não é só meu mas de milhares de Portuguses. ahahah Pergunte-me algo que não saiba já ahahahah
Há uma página que talvez ainda não encontrou quem sabe exista um Hi5 ou um face book ahahahaha

Abraço

Eu disse...

...2+2...olhe que não!!!Há coisas de óbvias que são, se tornam em verdadeiros quebra cabeças!!!!!!!!!!!Já agora como vou ao hi5? Como vê, sou pessoa muito directa...vá lá, diga!Ah!, vou confessar, sei muito pouco do meu "amigo", vou tentar descobrir gradualmente. Porquê?? Intriga-me! Acho que faz parte dum grupo especial, que na gíria médica, intitulamos de "cabeça grande","inteligentes,mas completamente descontextualizados a nível social".Dedico-me a estudar estes casos.Passou a ser meu "study case".Ahahah Abraço grande.

Silvestre Raposo disse...

"...descontextualizados a nível social" ahahah claro! não vejo Novelas, não discuto sobre Futebol, não gosto de música Pimba, não apanho Bebedeiras, logo, estou fora do contexto social deste País.
Se quer saber mais sobre mim terá de ser pelo Email.Está na página.
Se soube fazer um Blog que não existe, sabe certamente fazer um Email que não a (o) identifique ahahah e aí, logo poderemos falar, pois aqui, por princípio, só comento os Post.
Quer saber mais? está nas suas mãos ahahah

Abraço

Eu disse...

Gosto!!!!! Dá luta!!! Apesar de depois de uma boa luta adorar a calmia,aquele tempo de saborear pequenos nadas...que são tudo!!!Abraço grande.Sei que está danado!!!!!!!!!!!!!!!Brevemente darei notícias.

Silvestre Raposo disse...

Desculpe não ter publicado logo o seu comentário do poema, mas não tinha visto o aviso no Email.
Quanto a estar danado ????? Notícias pode dar quando desejar