sábado, março 28, 2009

Este mar...este fado

...e o mar é todo o mesmo se bem que tenham dado vários nomes... eu falo do meu mar e de vielas, num País de desgraças, de decisões e comportamentos duvidosos e de uma Liberdade já com contornos de censura. Onde voltou o medo, o medo de falar, de se expor, para não ser excluido ou prejudicado. Este medo não é apenas do todo, do central, há medos locais. Um Povo com medo é um Povo condenado. Estamos num País a cair para o mar com o peso da população no litoral, deixando o interior cada vez mais deserto e envelhecido... e com mais medo...
Está aberta a janela da viela ... espero que acordemos antes que ... este mar nos cave a sepultura...

A janela da viela
...está aberta
está em casa
a donzela bela e pura

Está aberta
a janela da viela
deste mar
que nos cava
a sepultura

Deste mar que nos cava
a sepultura
e nos traz o canto
da donzela
terna e pura

...deste mar
que nos cava
a sepultura...


foto e texto de Silvestre Raposo

quarta-feira, março 11, 2009

Actividades 2009 em www.ravalusiarte.blogspot.com

Em www.ravalusiarte.blogspot.com damos conta da nossa actividade.
Aqui iremos iremos escrevendo uma rúbrica sob o título Cromos, Parolos e os Donos da Bola. Qualquer Povoação deste País está recheada destas 3 classes. Mas há povoações onde tal facto é mais notorio e os "Donos da Bola", (que nenhuma relação têm com o futebol) na sua maioria acumula esta função com a de "Cromo" (não confundir com Boneco da colecção) e alguns ainda acumulam com a de "Parolo". (não confundir ...)) Deixamos os seus aspectos para os leitores amigos:
Os "Donos da Bola" incompetentes, mas dominam os cargos de "gestão"da vida Associativa, Politica e Social;
Os "Cromos" ignorantes, não têm vida própria e deabulam de canto para canto, com um sorriso de imbecilidade na boca, falam de tudo dos outros e dominam todas as áreas do conhecimento social da sua terrinha;
Os "Parolos" inactivos, não se metem em nada, ouvem os Cromos e os Donos da Bola, acreditam nas mentiras e vão mantendo-se em sossego, dando assim oportunidade de as outras "classes" ditarem sentenças, governarem e governarem-se.
Todas estas classes têm a mesma característica comum, a vaidade, que não se percebe de onde podem vir, por não se encontrarem motivos para a ter.

texto e foto de Silvestre Raposo